Os nossos Padroeiros

SANTA MARIAimg_9330

Santa Maria é a mais ilustre de todos os santos, por ser a mãe de Jesus (Deus).

Na nossa Paróquia a sua imagem do séc. XV tem o título de “Nossa Senhora da Encarnação”.

“Nossa Senhora” porque ela é para nós a Senhora, a Rainha do Céu, aquela que é modelo da Igreja e intercede por nós junto do seu Filho. “Da Encarnação” porque foi nela que Deus encarnou, que assumiu a nossa condição humana.

Como o dia próprio desta festa em honra de Santa Maria é o 2 de Fevereiro, ela aparece associada à festa da Apresentação de Jesus no Templo. Em muitas igrejas de Portugal ela é invocada neste dia como “Senhora das Candeias” porque habitualmente se faz uma procissão de velas evocando o título de “Luz das Nações” atribuído por Simeão ao seu Filho Jesus.

SÃO BRÁS (bispo e mártir)img_9329

No dia 3 de Fevereiro a Igreja lembra a vida santa de Brás, homem venerado tanto no Oriente como no Ocidente pelo testemunho da sua vida e como intercessor pelos doentes.

São Brás nasceu na Arménia, no século III, foi médico e bispo em Sebaste. Como profissional na medicina usava dos seus conhecimentos médicos para resgatar a saúde do corpo, mas também a da alma, pois preocupava-se em evangelizar os pacientes.

No tempo de São Brás aconteceu uma forte perseguição religiosa, e ele, como bispo procurou exortar os seus fiéis à firmeza da fé.

Numa mistura de lenda e tradição, diz-se que quando foi descoberto pelos soldados que o procuravam gritou: “Sede benditos, vós trazeis-me uma boa-nova: que Jesus Cristo quer que o meu corpo seja imolado como hóstia de louvor”.

Já processado e condenado, São Brás enfrentou muitas torturas sem trair a fé em Jesus, até ser morto em 316. Cf. PALACÍN S.J.; PISANESCHI, Santo nosso de cada dia, rogai por nós!, São Paulo: Loyola, 1991)

Na nossa Paróquia da Benedita, São Brás deve ter sido associado à festa de Santa Maria simplesmente pela proximidade das datas das celebrações litúrgicas (2 e 3 de Fevereiro).