CATEQUESE DA INFÂNCIA

Itenerário com os PASTORINHOS DE FÁTIMA

CLIK AQUI


CATEQUESE DO 4º ANO

Para descarregar

OS DISCÍPULOS DE EMAÚS

A Páscoa de Jesus (1ª parte)

A Ceia de Jesus em família

Domingo de Ramos

A Ressurreição de Lázaro

A Cura do cego


CATEQUESE DA ADOLESCÊNCIA

Caros Jovens! Saúdo-vos esperando que todos se encontrem bem. Estamos todos recolhidos, mas não estamos ausentes. Separados fisicamente mas unidos Espiritualmente. Deus está presente e nunca nos abandona. Certamente alguém já deve ter penado: “Terá sido Deus a mandar esta pandemia?” ou “Onde está Deus no meio desta desgraça toda?”. Em primeiro lugar quero dizer-vos: DEUS ESTÁ CONNOSCO E NUNCA NOS ABANDONA! Antes, Deus ama-nos tanto que se encontra em tantos gestos que salvam e cuidam. Ele nos pede agora para cuidarmos da saúde, bem muito precioso e que não nos está garantido, e aprendermos a cuidar uns dos outros, especialmente os mais frágeis. Como vês a palavra de ordem é: CUIDAR.

São muitas as iniciativa para ajudar quem precisa. Neste momento é preciso cuidar na oração e meditação. Espero que Covid-19 não nos bata à porta, mas uma das grandes formas de ajudarmos quem está em sérias dificuldades e risco de vida é pedirmos a Deus por meio da nossa oração.

Para quem quiser unir-se à oração do Rosário que os Pastorinhos de Fátima, Jacinta e Francisco, tanto fizeram mesmo em tempo da pandemia «pneumónica», é sempre uma grande ajuda. Para aprender a rezar basta descarregar o link.

Aprender a rezar o Rosário


PATRIARCADO DE LISBOA

PROPOSTAS DE CATEQUESE EM CASA

Caros catequistas,

As nossas saudações.

Com a suspensão dos encontros de catequese na situação de emergência que vivemos, julgamos ser importante que os catequistas mantenham a ligação com os seus grupos e famílias.

Além das múltiplas propostas que vão surgindo, o Sector da Catequese de Lisboa propõe que os catequistas, dentro das suas possibilidades, possam utilizar as tecnologias de informação e comunicação disponíveis, tanto ao nível da dinamização ou criação de grupos de comunicação, como na organização de videoconferências em que possam participar as crianças e adolescentes, com o consentimento e participação das suas famílias.

Sabemos que muitos já o fazem e pedimos que nos façam chegar as nossas boas práticas num sentido de pertença e de partilha comunitária. Podem enviar as vossas ideias, recursos, fotografias para catequese@patriarcado-lisboa.pt.

Aconselhamos, também, alguns recursos que podem ser consultados gratuitamente para utilização das famílias em casa.

Sobretudo, apelamos à criatividade de todos, de modo a que os nossos catequizandos e famílias sintam a nossa proximidade fraterna.

1. A catequese em nossa casa

Em parceria com a Agência Ecclesia, Secretariado Nacional de Educação Cristã e Sector da Catequese do Patriarcado de Lisboa, programa semanal na «Fé dos Homens», espaço da Igreja na RTP2, às quartas-feiras pelas 15h00, sobre cada uma das catequeses.

Lançamento da iniciativa: https://agencia.ecclesia.pt/portal/catequese-isolamento-social-e-convite-a-criatividade-e-revisao-de-vida/

Catequese 1 – Estamos juntos no mesmo barco (semana de 18 a 24 de março)

Catequese 2 – Cultivar a relação com Deus e com os outros através da oração (semana de 25 a 31 de março)

Para consultar o esquema da catequese:

http://www.educris.com/v3/catequese/9218-catequese-em-nossa-casa-viver-este-tempo-em-familia

2. Plataformas disponíveis para o catequista contactar com o seu grupo:

– WatsApp: Mensagens de texto em grupo, enviar imagens, vídeos e documentos em PDF;

https://www.whatsapp.com/

– Google HangoutsPlataforma de comunicação que permite conversas em grupo, inclui mensagens instantâneaschat de vídeoSMS e VOIP;

https://hangouts.google.com/

– Microsoft Teams: Plataforma de trabalho em grupo que permite criar equipas, conversar e partilhar conteúdos.

https://teams.microsoft.com/downloads

– Skype: Plataforma de comunicação que permite chamadas de grupo, enviar mensagens, partilhar arquivos.

https://www.skype.com/pt/

– Houseparty: Uma app, superintuitiva, que permite videochamadas com diversas pessoas ao mesmo tempo.

https://houseparty.com/

3. Outros aplicativos pedagógicos 

– Edpuzzle: Permite lançar questões em vídeo (questões ou quizzes em Mp4). Muito útil para rever conteúdos abordados.

https://edpuzzle.com/

– Kahoot: Plataforma de aprendizagem baseada em jogos. Permite fazer exercícios de escolha múltipla.

https://kahoot.com/

– Clik to pray: app oficial da Rede Mundial da Oração do Papa (Apostolado da Oração) para ajudar os jovens a rezar juntos.

www.clicktopray.org

4. Videoteca digital

 – Aprende com a bíblia: Vídeos com sugestões de trabalhos práticos relacionados com textos bíblicos http://www.educris.com/v3/tv/aprende-com-a-biblia/

– Episódios bíblicos: Vídeos com narrativas bíblicas

http://www.educris.com/v3/tv/episodios-biblicos

– Um minuto de santidade: vidas de santos

http://www.educris.com/v3/tv/um-minuto-de-santidade

– As mais belas histórias da Bíblia para crianças: (Brasil)

https://www.youtube.com/playlist?list=PLBwL-VeM4mgu0tMeFBnckCqBzYJULLEPw

– Cânticos do Despertar da fé: Cânticos em áudio para diversas circunstâncias.

http://catequese.net/despertar-da-fe-/canticos

 5. Biblioteca digital

– Plano Nacional de Leitura: Livros em formato digital sobre diversas temáticas para cultura geral.

http://www.planonacionaldeleitura.gov.pt/biblioteca/

Atentamente,

Pe Tiago Neto


CATEQUESE PAROQUIAL 2019/2020

projectocatequese-2019-2022


Grupo Coral da Catequesecorocatequese

Todas as crianças e jovens da catequese são convidadas a participar no coro para animação das missas dedicadas à catequese. Basta comparecer nos ensaios na Igreja Paroquial. Seja a cantar ou a tocar és bem-vindo.

Próximos ensaios :

Por motivo do Covid-19, os ensaios de cânticos e as missas animadas pelo coro da catequese, estão adiados e ainda sem nova data marcada.


O sentido do catequista e a necessidade do catequista na formação cristã

  O catequista é figura chave na catequese. E disso têm consciência os responsáveis diocesanos, pelos testemunhos e sugestões que nos transmitiram. O catequista é figura chave, desde logo por aquilo que ele é intrinsecamente: “um mediador que facilita a comunicação entre as pessoas e o mistério de Deus, dos sujeitos entre si e com a comunidade”. É o rosto da comunidade, seu mediador e porta-voz, o que exige dele a devida integração, aceitação e credibilidade na comunidade. E torna-se, para os catequizandos, a referência concreta e próxima do Evangelho que lhes transmite, para os conduzir à comunhão e intimidade com Jesus Cristo.

   Daí deriva, antes de mais, o seu perfil: mais do que um mestre que transmite saberes, deve considerar-se um guia espiritual que acompanha no caminho do Senhor. O que só é possível se ele próprio tiver experiência pessoal do encontro com Ele e conhecer o caminho a percorrer – o encontro do qual nasce também a sua vocação: é do “conhecimento amoroso de Cristo que brota o desejo de O anunciar, de «evangelizar» e levar os outros ao «sim» da fé em Jesus Cristo”.(Carta Pastoral da Conferência Episcopal Portuguesa «CATEQUESE:  A ALEGRIA DO ENCONTRO COM JESUS CRISTO»).

       No início de cada ano pastoral, encontramo-nos perante a escassez de pessoas que colaborem na evangelização das crianças. O problema não está na falta de pessoal para esta actividade pastoral. O problema radica na falta da experiência cristã dentro da comunidade dos fiéis, isto é nas famílias, nos jovens entre outros. Que fazer? Qual é o meu lugar como baptizado na Igreja e qual é a minha missão Nela?. Todos os baptizados estão chamados a encontrar-se com Jesus em todo lugar e em qualquer altura da vida. Os primeiros responsáveis desta evangelização são de todos começando inicialmente pela Igreja e pela família. A dinâmica da formação cristã não somente corresponde à instituição que nos representa como cristãos ou de algumas pessoas, a verdadeira participação envolve a todos crentes. No entanto, nesta escassez, a Igreja continua a chamar a todos os que andam perdidos e encontrem na mesma Igreja um sítio de instrução para sermos autênticos seguidores de Cristo.


catecismos