CATEQUESE: inscrições para o 1º ano
Dia 21 e 22 de Setembro de 2024 das 15.00h às 18.00h
Prevê-se que a catequese inicie na segunda semana de Outubro, com a missa de Acolhimento no dia 20 de Outubro, às 11.30h, com a apresentação do 1º ano.
Reunião geral de catequistas: dia 1 de Outubro às 21.15h
Grupo Coral da Catequese
As crianças e jovens da catequese são convidadas a participar no coro para animação das missas dedicadas à catequese. A próxima missa é no dia 31 de Março – Domingo de Páscoa, às 11.30h.
Para isso basta comparecer no ensaio dia 30 de Março, às 14h30 na Igreja Paroquial.
O sentido do catequista e a necessidade do catequista na formação cristã
O catequista é figura chave na catequese. E disso têm consciência os responsáveis diocesanos, pelos testemunhos e sugestões que nos transmitiram. O catequista é figura chave, desde logo por aquilo que ele é intrinsecamente: “um mediador que facilita a comunicação entre as pessoas e o mistério de Deus, dos sujeitos entre si e com a comunidade”. É o rosto da comunidade, seu mediador e porta-voz, o que exige dele a devida integração, aceitação e credibilidade na comunidade. E torna-se, para os catequizandos, a referência concreta e próxima do Evangelho que lhes transmite, para os conduzir à comunhão e intimidade com Jesus Cristo.
Daí deriva, antes de mais, o seu perfil: mais do que um mestre que transmite saberes, deve considerar-se um guia espiritual que acompanha no caminho do Senhor. O que só é possível se ele próprio tiver experiência pessoal do encontro com Ele e conhecer o caminho a percorrer – o encontro do qual nasce também a sua vocação: é do “conhecimento amoroso de Cristo que brota o desejo de O anunciar, de «evangelizar» e levar os outros ao «sim» da fé em Jesus Cristo”.(Carta Pastoral da Conferência Episcopal Portuguesa «CATEQUESE: A ALEGRIA DO ENCONTRO COM JESUS CRISTO»).
No início de cada ano pastoral, encontramo-nos perante a escassez de pessoas que colaborem na evangelização das crianças. O problema não está na falta de pessoal para esta actividade pastoral. O problema radica na falta da experiência cristã dentro da comunidade dos fiéis, isto é nas famílias, nos jovens entre outros. Que fazer? Qual é o meu lugar como baptizado na Igreja e qual é a minha missão Nela?. Todos os baptizados estão chamados a encontrar-se com Jesus em todo lugar e em qualquer altura da vida. Os primeiros responsáveis desta evangelização são de todos começando inicialmente pela Igreja e pela família. A dinâmica da formação cristã não somente corresponde à instituição que nos representa como cristãos ou de algumas pessoas, a verdadeira participação envolve a todos crentes. No entanto, nesta escassez, a Igreja continua a chamar a todos os que andam perdidos e encontrem na mesma Igreja um sítio de instrução para sermos autênticos seguidores de Cristo.
PODE BAIXAR AQUI PARA PREENCHER E ENTREGAR NO DIA DA INSCRIÇÃO
FICHA SOBRE A PROTECÇÃO DOS DADOS (OBRIGATÓRIO)
FICHA DE INSCRIÇÃO DA CATEQUESE
PLANO DE CONTIGÊNCIA
CATEQUESE DA INFÂNCIA
Itenerário com os PASTORINHOS DE FÁTIMA
CATEQUESE DO 4º ANO
Para descarregar
OS DISCÍPULOS DE EMAÚS
A Páscoa de Jesus (1ª parte)
A Ceia de Jesus em família
Domingo de Ramos
A Ressurreição de Lázaro
A Cura do cego
CATEQUESE DA ADOLESCÊNCIA
Caros Jovens! Saúdo-vos esperando que todos se encontrem bem. Estamos todos recolhidos, mas não estamos ausentes. Separados fisicamente mas unidos Espiritualmente. Deus está presente e nunca nos abandona. Certamente alguém já deve ter penado: “Terá sido Deus a mandar esta pandemia?” ou “Onde está Deus no meio desta desgraça toda?”. Em primeiro lugar quero dizer-vos: DEUS ESTÁ CONNOSCO E NUNCA NOS ABANDONA! Antes, Deus ama-nos tanto que se encontra em tantos gestos que salvam e cuidam. Ele nos pede agora para cuidarmos da saúde, bem muito precioso e que não nos está garantido, e aprendermos a cuidar uns dos outros, especialmente os mais frágeis. Como vês a palavra de ordem é: CUIDAR.
São muitas as iniciativa para ajudar quem precisa. Neste momento é preciso cuidar na oração e meditação. Espero que Covid-19 não nos bata à porta, mas uma das grandes formas de ajudarmos quem está em sérias dificuldades e risco de vida é pedirmos a Deus por meio da nossa oração.
Para quem quiser unir-se à oração do Rosário que os Pastorinhos de Fátima, Jacinta e Francisco, tanto fizeram mesmo em tempo da pandemia «pneumónica», é sempre uma grande ajuda. Para aprender a rezar basta descarregar o link.
Aprender a rezar o Rosário
PATRIARCADO DE LISBOA
PROPOSTAS DE CATEQUESE EM CASA
Caros catequistas,
As nossas saudações.
Com a suspensão dos encontros de catequese na situação de emergência que vivemos, julgamos ser importante que os catequistas mantenham a ligação com os seus grupos e famílias.
Além das múltiplas propostas que vão surgindo, o Sector da Catequese de Lisboa propõe que os catequistas, dentro das suas possibilidades, possam utilizar as tecnologias de informação e comunicação disponíveis, tanto ao nível da dinamização ou criação de grupos de comunicação, como na organização de videoconferências em que possam participar as crianças e adolescentes, com o consentimento e participação das suas famílias.
Sabemos que muitos já o fazem e pedimos que nos façam chegar as nossas boas práticas num sentido de pertença e de partilha comunitária. Podem enviar as vossas ideias, recursos, fotografias para catequese@patriarcado-lisboa.
Aconselhamos, também, alguns recursos que podem ser consultados gratuitamente para utilização das famílias em casa.
Sobretudo, apelamos à criatividade de todos, de modo a que os nossos catequizandos e famílias sintam a nossa proximidade fraterna.
1. A catequese em nossa casa
Em parceria com a Agência Ecclesia, Secretariado Nacional de Educação Cristã e Sector da Catequese do Patriarcado de Lisboa, programa semanal na «Fé dos Homens», espaço da Igreja na RTP2, às quartas-feiras pelas 15h00, sobre cada uma das catequeses.
Lançamento da iniciativa: https://agencia.ecclesia.pt/
Catequese 1 – Estamos juntos no mesmo barco (semana de 18 a 24 de março)
Catequese 2 – Cultivar a relação com Deus e com os outros através da oração (semana de 25 a 31 de março)
Para consultar o esquema da catequese:
http://www.educris.com/v3/
2. Plataformas disponíveis para o catequista contactar com o seu grupo:
– WatsApp: Mensagens de texto em grupo, enviar imagens, vídeos e documentos em PDF;
– Google Hangouts: Plataforma de comunicação que permite conversas em grupo, inclui mensagens instantâneas, chat de vídeo, SMS e VOIP;
– Microsoft Teams: Plataforma de trabalho em grupo que permite criar equipas, conversar e partilhar conteúdos.
https://teams.microsoft.com/
– Skype: Plataforma de comunicação que permite chamadas de grupo, enviar mensagens, partilhar arquivos.
– Houseparty: Uma app, superintuitiva, que permite videochamadas com diversas pessoas ao mesmo tempo.
3. Outros aplicativos pedagógicos
– Edpuzzle: Permite lançar questões em vídeo (questões ou quizzes em Mp4). Muito útil para rever conteúdos abordados.
– Kahoot: Plataforma de aprendizagem baseada em jogos. Permite fazer exercícios de escolha múltipla.
– Clik to pray: app oficial da Rede Mundial da Oração do Papa (Apostolado da Oração) para ajudar os jovens a rezar juntos.
4. Videoteca digital
– Aprende com a bíblia: Vídeos com sugestões de trabalhos práticos relacionados com textos bíblicos http://www.educris.
– Episódios bíblicos: Vídeos com narrativas bíblicas
http://www.educris.com/v3/tv/
– Um minuto de santidade: vidas de santos
http://www.educris.com/v3/tv/
– As mais belas histórias da Bíblia para crianças: (Brasil)
https://www.youtube.com/
– Cânticos do Despertar da fé: Cânticos em áudio para diversas circunstâncias.
http://catequese.net/
5. Biblioteca digital
– Plano Nacional de Leitura: Livros em formato digital sobre diversas temáticas para cultura geral.
http://www.
Atentamente,
Pe Tiago Neto