CATEQUESE PAROQUIAL 2019/2020

projectocatequese-2019-2022

Grupo Coral da Catequesecorocatequese

Todas as crianças e jovens da catequese são convidadas a participar no coro para animação das missas dedicadas à catequese. Basta comparecer nos ensaios na Igreja Paroquial. Seja a cantar ou a tocar és bem-vindo.

Próximos ensaios :

07 de Dezembro – 14h30, 14 Dez – 15h30 (Concerto de Natal dia 15 às 16h)

21 de Dezembro – 14h30 (missa de Natal)

O sentido do catequista e a necessidade do catequista na formação cristã

O catequista é figura chave na catequese. E disso têm consciência os responsáveis diocesanos, pelos testemunhos e sugestões que nos transmitiram. O catequista é figura chave, desde logo por aquilo que ele é intrinsecamente: “um mediador que facilita a comunicação entre as pessoas e o mistério de Deus, dos sujeitos entre si e com a comunidade”. É o rosto da comunidade, seu mediador e porta-voz, o que exige dele a devida integração, aceitação e credibilidade na comunidade. E torna-se, para os catequizandos, a referência concreta e próxima do Evangelho que lhes transmite, para os conduzir à comunhão e intimidade com Jesus Cristo.

Daí deriva, antes de mais, o seu perfil: mais do que um mestre que transmite saberes, deve considerar-se um guia espiritual que acompanha no caminho do Senhor. O que só é possível se ele próprio tiver experiência pessoal do encontro com Ele e conhecer o caminho a percorrer – o encontro do qual nasce também a sua vocação: é do “conhecimento amoroso de Cristo que brota o desejo de O anunciar, de «evangelizar» e levar os outros ao «sim» da fé em Jesus Cristo”.(Carta Pastoral da Conferência Episcopal Portuguesa «CATEQUESE:  A ALEGRIA DO ENCONTRO COM JESUS CRISTO»).

No início de cada ano pastoral, encontramo-nos perante a escassez de pessoas que colaborem na evangelização das crianças. O problema não está na falta de pessoal para esta actividade pastoral. O problema radica na falta da experiência cristã dentro da comunidade dos fiéis, isto é nas famílias, nos jovens entre outros. Que fazer? Qual é o meu lugar como baptizado na Igreja e qual é a minha missão Nela?. Todos os baptizados estão chamados a encontrar-se com Jesus em todo lugar e em qualquer altura da vida. Os primeiros responsáveis desta evangelização são de todos começando inicialmente pela Igreja e pela família. A dinâmica da formação cristã não somente corresponde à instituição que nos representa como cristãos ou de algumas pessoas, a verdadeira participação envolve a todos crentes. No entanto, nesta escassez, a Igreja continua a chamar a todos os que andam perdidos e encontrem na mesma Igreja um sítio de instrução para sermos autênticos seguidores de Cristo.

catecismos