COMUNGAR BEM

Ao longo do tempo convém recordar algumas orientações para darmos importância e dignidade aos nossos actos. É normal que ao longo dos tempos nos esquecermos daquilo que aprendemos porém comungar de forma correcta e digna deve ser sempre uma prioridade na nossa vida. Afinal de contas é o Senhor, nosso Deus todo-poderoso que vamos receber para a nossa comunhão. Como se faz então?

comunhao1

As mãos estão posicionadas de forma errada. Não deve ficar uma sobre a outra de forma alinha mas sim cruzada sabendo que a mão direita deve estar debaixo da esquerda

comunhao2

Assim deve-se fazer como ilustra a imagem. Depois com a mão direita comunga diante do sacerdote podendo mastigar a hóstia à vontade. Nunca comungar em andamento para o lugar. Ter as mãos limpas e atenção às migalhas que são partículas consagradas que s devem também consumir.

comunhao3

Nunca se deve comungar só com uma mão. Não recebemos os Senhor como uma bolacha ou outra coisa qualquer. É na cruz das nossas mãos, símbolo da sua paixão onde se entrega por cada um de nós. As mãos devem estar ao nível do nosso coração.

comunhao4

Não se deve agarrar o Senhor como quem o vai roubar das mãos do Ministro da Comunhão. Não facilitemos! Demos dignidade àquilo que é de mais sagrado.

comunhao5

Pode-se comungar na boca também. As duas formas nas mãos ou na boca são correctas.

Talvez alguém possa achar que isto é rubricismo ou pormenores, mas do exterior se manifesta o interior. Na medida que damos muita importância ao acto de comungar nessa medida damos espaço para o Senhor se revelar no nosso coração.